Sobre o Metalsul

Nascemos de uma necessidade...

Nós nascemos da necessidade de representar os interesses do setor industrial e dar voz às instâncias empresariais. Por isso, somos, há mais de 40 anos, guiados por um só objetivo: aumentar as oportunidades do seu negócio. E é isso o que fazemos. O Metalsul dedica-se a garantir os meios para que a sua empresa atinja o máximo desenvolvimento.

 

Nossa história começa em 19 de Novembro de 1980, quando 9 representantes das indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material-elétrico, se reuniram com um propósito: a fundação de uma associação que representasse os interesses daquele setor, com o objetivo de transformá-la em sindicato.

 

Neste mesmo dia foi apresentado um projeto de estatuto, amplamente analisado, discutido e acrescido de emendas sugeridas pelos presentes, foi votado e aprovado por unanimidade. Estava lançada a pedra fundamental do que viria a se transformar no Metalsul.

 

Cada representante saiu deste primeiro encontro com uma tarefa: visitar, apresentar, convidar e conquistar novas empresas associadas, e também, uma missão: transformar aquela associação em um sindicato que representasse os interesses da classe. Ainda é possível dizer, que saíram com uma realidade histórica, a fundação de uma entidade, que hoje se destaca no cenário do sindicalismo patronal brasileiro, e que completa, neste ano, mais de quatro décadas de existência.

 

Nós nascemos em meio a uma revolução, em uma década de greves que agitaram o meio político e social, que fizeram com que o setor industrial clama- 

se por ajuda. Nascemos da necessidade de representar os interesses das empresas e, esse objetivo foi alcançado. Com o passar dos anos, a diversificação e amplificação dos serviços oferecidos pelo Metalsul impulsionou seu fortalecimento e sua permanência.

 

O Metalsul, não apenas se consolidou, mais do que isso. Ele obteve sucesso e legitimidade na região em que nasceu, e também, em âmbito nacional, devido à seriedade na sua gestão e empenho ao oferecer aos associados serviços importantes para a categoria.

 

Atualmente o Metalsul oferece diversos benefícios aos seus associados, como: Cursos do SENAI; Cartão com convênios de interesse do setor; Jornal com distribuição mensal, entre outros diversos benefícios que para saber mais é só clicar na aba ‘Benefícios’ aqui no site.

 

Ademais, é importante ressaltar que o Metalsul mantém a filosofia de ser um prestador de serviços e um mantedor dos interesses dos associados, como também, das boas relações com o sindicato dos trabalhadores, agindo coletivamente. Uma vez que ambos os sindicatos entendem que os interesses são conjuntos.

 

Um sindicato que congrega diversas empresas que acreditam no seu trabalho, busca incansavelmente por oportunidades, conquista benefícios fiscais e outros incentivos e, quando existe um problema específico, move uma ação conjunta em defesa do desenvolvimento da região.

Isto é o Metalsul.

política de qualidade

Serviços em Constante Evolução

Representamos e promovemos o desenvolvimento das empresas associadas a partir de um relacionamento atento às suas demandas, com dedicação, estrutura adequada e em constante evolução.

missão

Promover o Desenvolvimento Sustentável

Promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do setor metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense de forma participativa e integrada.

Gestão Atual

01/11/2022 a 31/10/2025
  • Diretoria Executiva
  • Jairo Rodrigues Da Silva Junior​
    PRESIDENTE
  • Márcio Roberto Viana
    VICE – PRESIDENTE
  • Débora Caride De Carvalho
    DIRETORA DE COMUNICAÇÃO
  • Aline Barroso De Abreu Moraes
    ADMINISTRADOR FINANCEIRO
  • Diretores de Segmento

    Alexandre Moraes
    José Antônio Riguete
    Alessandro Cordeiro Rodrigues da Silva​
    João Carlos de Souza Àssimos
    Alberto Almeida Carneiro
    Luis Paulo dos Santos Filho
    Valter Terra Coutinho Junior
    Marcos Aurélio Maximiano Alves
  • Conselho Fiscal - Titulares

    Ronaldo Barbosa dos Santos
    José Madureira Pereira
    Neilson da Fonseca Machado
  • Conselho Fiscal - Suplentes

    Rogéria Carvalho Maroclo
    Paulo Fernando Barbosa dos Santos
    Paulo César Barbosa dos Santos
  • Secretaria Metalsul

    Corina Lucia dos Santos
  • Titulares Indicados à Representação FIRJAN

    Jairo Rodrigues da Silva Junior

    Débora Caride de Carvalho
  • Suplentes Indicados à Representação FIRJAN

    Márcio Roberto Viana

    Alexandre Moraes

Participe da maior Associação Patronal das Empresas do Médio Paraíba Fluminense!

E tenha diversos benefícios, convênios e eventos de acesso à mercado.