Voltar a notícias

Entidades Representativas de Volta Redonda discutem progressos na gestão das empresas do Médio Paraíba

Reunião do Fórum das Entidades Representativas de Volta Redonda.

A sede da Firjan Regional, no dia 21/05 (segunda-feira), recebeu a visita do ex-delegado da 93º Delegacia de Polícia de Volta Redonda, Antônio Furtado, agora delegado adjunto da 90º DP de Barra Mansa e pré-candidato a deputado federal pelo PSL (Partido Social Liberal).

Furtado ressaltou em seu depoimento que a alta das taxas de juros e encargos trabalhistas têm relação direta com o aumento da criminalidade, propondo ainda um debate mais aprofundado sobre a influência da diminuição dos tributos sobre uma gestão eficiente.

A reunião expôs a apresentação do Projeto Líder, que conta com o envolvimento de mais de 45 pessoas, entidades, além de algumas prefeituras parceiras, buscando planejar melhorias para a região do Médio Paraíba a médio e longo prazo, conforme uma base formada por Tecnologia, Mobilidade, Turismo e Educação.

No âmbito da tecnologia, o objetivo é investir na inovação e melhoria por meio do desenvolvimento tecnológico e de negócios, com formação tecnológica, criação de um cluster de tecnologia e de um polo tecnológico na região, buscando a participação de novas empresas que enxerguem a tecnologia como um viés necessário para o progresso.

Já na mobilidade, o Projeto Líder apresenta propostas como o andamento do processo de construção do Aeroporto Regional Vale do Aço, em Volta Redonda, e a revisão das rotas de ônibus interurbanos da região.

A iniciativa para o turismo conta com a criação de uma estrada cicloviária, no modelo da estrada real, ligando 12 municípios da região do Médio Paraíba, no eixo Valença-Itatiaia.

No campo da educação, os representantes do Líder ressaltam como é necessário o envolvimento de gestores na educação para a criação de escolas inovadoras, criação de cursos de capacitação, de um observatório escolar do Médio Paraíba e propostas que envolvam toda a comunidade escolar.

O Projeto Líder tem a intenção de ser conduzido como um Plano Diretor Regional, com o pensamento na Região do Médio Paraíba com um todo, ainda sem governança definida.

O Fórum das Entidades Representativas de Volta Redonda é composto por representantes do Metalsul, Sinduscon-SF, Aciap-VR, Aescon-VR, Sicomércio-VR, CDL-VR, Sipacon, Sinepe, Acíclica e Instituto de Estudos Tributários.