Convênios

Detalhe da Notícias:

Aprenda a analisar o seu mercado de atuação .

O objetivo deste guia é apresentar possibilidades práticas de leituras informacionais a partir de fontes de dados disponíveis na internet que permitam a construção de análises de um mercado em que um empreendedor atue ou queira atuar, baixe o guia no site do Sebrae.

Para isso, é preciso investir em Inteligência de Mercado, que pode ser resumida em: um processo de levantamento e análises de informações que revelam a lógica de um mercado-alvo e direcionam as ações estratégicas para um negócio.

Com essa definição é possível perceber que inteligência de mercado não é algo que encontramos disponível numa prateleira, num serviço de consultoria ou na assinatura de um serviço.

Isso porque inteligência é um processo que requer a atividade da tomada de decisão por um dirigente de um negócio a partir das informações trazidas até ele. As “ações estratégicas” decorrem de um entendimento humano sobre qual caminho seguir.

De forma prática, vamos pontuar quatro categorias de informações importantes para o seu mapeamento de mercado:

    >  O negócio e os clientes
    >  Localização e concorrência
    >  Tendências e oportunidades
    >  Parcerias e fornecedores

 

http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/613808eddbe30da0770fb6700c062c78/$File/7518.pdf



20 de fevereiro

SEBRAE