Convênios

Detalhe do Diário on-line:

Release: Metalsul, Senai e Sindicato dos Metalúrgicos vão oferecer qualificação gratuita para trabalhadores demitidos da CSN.

O Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense), em parceria com o Senai e o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, vai oferecer durante o ano cursos de qualificação profissional gratuitos para os trabalhadores demitidos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). O objetivo é capacitar os ex-funcionários para que eles possam se reinserir com mais facilidade no mercado de trabalho. A parceria foi fechada durante reunião realizada nesta terça-feira, dia 19, na sede do Metalsul, em Volta Redonda, com a participação de representantes das três entidades.

“Por meio de convênio com o Senai, o Metalsul disponibiliza durante todo o ano, cursos gratuitos de qualificação setorial para as empresas associadas, visando capacitar os colaboradores dessas empresas. Em algumas turmas, sobram vagas. Agora, atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Metalúrgicos, vamos destinar essas vagas remanescentes para os trabalhadores demitidos da CSN. É uma forma de colaborar para que eles possam se reinserir no mercado de trabalho e também de buscar reintegração na empresa quando ela volte a contratar”, explicou Adriana Silva, presidente do Metalsul.

Durante a reunião, foi acertado que a direção do Sindicato dos Metalúrgicos fará a divulgação dos cursos e a inscrição dos trabalhadores demitidos interessados nas vagas. “Os trabalhadores que fazem parte dessa relação de dispensados poderão participar dos cursos gratuitos e devem nos procurar para fazer a inscrição. Cada inscrição será encaminhada para o Metalsul, que entrará em contato com o trabalhador conforme as vagas forem surgindo ao longo do ano”, informou Sílvio Campos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. Segundo ele, 700 funcionários estão sendo dispensados pela CSN neste início de ano. “Essa parceria com o Metalsul e Senai é fruto da nossa preocupação em manter esses trabalhadores atualizados, possibilitando condições de recolocação mais rápida no mercado de trabalho, seja através de recontratação na CSN ou em outra empresa da região”.

Em 2016, serão ofertados 30 cursos de qualificação setorial por meio do convênio firmado entre o Metalsul e o Senai. Entre eles, estão os cursos de soldador de aço carbono, de mecânico de usinagem e caldeireiro. “Os cursos do Senai são reconhecidos nacionalmente pela qualidade. Os trabalhadores inscritos receberão uma formação atualizada de acordo com as tendências do segmento e estarão aptos para buscar novas chances no mercado de trabalho. É hora de aproveitar essa oportunidade para conseguir outro emprego”, finalizou Adriana.

As inscrições para os cursos podem ser feitas na recepção do Sindicado dos Metalúrgicos em Volta Redonda, na Rua Gustavo Lira, 09, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 



19 de janeiro de 2016

Metalsul