Convênios

Detalhe do Diário on-line:

Release: I Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho do Sul Fluminense é realizado em Barra Mansa.

Evento, promovido em parceria com prefeitura, ACIAP BM e Metalsul debateu tema com empresários e profissionais do setor

 

Barra Mansa sediou nesta sexta-feira, dia 27, o I Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho do Sul Fluminense. Estiveram presentes empresários, profissionais de segurança e de recursos humanos e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Durante o evento, realizado no auditório do Parque Natural e Ecológico de Saudade, foram realizadas palestras e debates sobre normas de segurança vigentes e sobre o programa e-Social.

 

“Temos uma grande carência de eventos voltados para o tema na região e, por isso, decidimos realizar o fórum. Fizemos com o intuito de unir profissionais de segurança do trabalho, recursos humanos e empresários para debater pontos importantes sobre o cotidiano da empresa. Também estamos preparando uma feira sobre o tema para o próximo ano’, explicou Aline Félix, organizadora do fórum, agradecendo a parceria com a prefeitura de Barra Mansa, ACIAP BM e Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense).

 

O consultor técnico Harlen Lopes ministrou palestra sobre a Norma Regulamentadora n° 12 e elogiou o engajamento dos participantes. “O grande número de pessoas interessadas no tema me surpreendeu positivamente. As empresas têm avançado em relação ao cumprimento da NR 12, mas ainda restam muitas dúvidas”, comentou o palestrante.

 

A presidente do Metalsul, Adriana Silva, comentou sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o evento. “O fórum foi muito esclarecedor. Tivemos uma oportunidade ímpar de entendermos melhor o funcionamento e aplicação das penalidades das Normas Regulamentadoras do MTE. A presença dos auditores fiscais e do Inea também foram cruciais para propiciar essa troca de informações entre empresa e poder público”, declarou.

 

O presidente da ACIAP BM, Rafael Milton Teixeira Júnior, afirmou que a divulgação de boas práticas em saúde e segurança do trabalho é relevante para a criação de novos hábitos. “A importância do fórum está em disseminar essas práticas, buscando uma maior integração entre a gestão financeira e a operacional das empresas, e evitando gastos desnecessários por falta de cuidados prevencionistas”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio César e Silva, o Tuca, ressaltou a preocupação da prefeitura em garantir a capacitação constante dos empresários do município. “Apoiamos esse tipo de evento que se preocupa com a segurança e bem estar dos trabalhadores. Todas as empresas necessitam de uma atualização constante para se adequar às novas normas e legislações garantindo, assim, que não ocorra nenhum problema”, finalizou o secretário. 



27 de novembro de 2015

Metalsul